Encontro com o Dr. Castellá – 10 e 11 de Junho de 2017


Nos dias 10 e 11 de Junho estivemos reunidos no Instituto Pio XI, em São Paulo, por iniciativa da SOBRAL, com o Dr. Gabriel Jorge Castellá, médico e psicoterapeuta argentino, que nos brindou com o seminário sobre a “Concepção e o Sentido da Existência” do ponto de vista da “Teoria do Programa de vida”, desenvolvida inicialmente por seu pai, também médico, Dr. Hermínio Castellá, a partir das observações clínicas das diversas gerações de famílias de pacientes que atendia em sua clínica.
Dr. Gabriel, oportunamente, percebe a riqueza das descobertas paternas e dá prosseguimento às investigações enquanto as enriquece com seus própriosachados e conhecimento científico a que hoje tem acesso.

Centra sua investigação no vínculo materno-filial e na influência que as vivências maternas durante a concepção desse filho pode exercer sobre sua personalidade, gerando uma espécie de programa de vida para esse filho. Isso também de modo intergeracional,sendo quevivências de ascendentes passados ainda podem atuar sobre comportamentos de descendentes futuros, conforme se lê na contracapa de seu recém-lançadolivro: “El programa de vida se nutre de laafectividad y lasubjetividad de la madre gestante. El modo, positivo o negativo, en que esamujer valore suproprio ser y quehacer configura elprototipo o modelo referencial que señalarálatendencia de sus hijas. Signarátambiénlatendenciadelhijovarónrespecto al tipo de mujer que es “mejor” o que más le “conviene” para vincularse. Conotras palavras, y de acuerdocon esteenfoque cada mujertrae inscrito, ensu programa de vida, la forma de ser más “propícia” para desenvolverseenla vida.”

Este, a nosso ver, o ponto nuclear: “a forma de ser mais propícia para desenvolver-se na vida”. Pois o que o Dr. Castellá deixa claro em sua exposição é que na base de toda concepção existe um fator vincular, um sim à vida, um ato de abertura, de doação-amor.

Mesmo que algo de aparentemente negativo possa ter sido transmitido às gerações futuras, muito provavelmente foi a seu tempo interpretado como modo seguro de sobreviver, como cuidado pela vida.

Isso nos faz a todos detentores de riquezas e tesouros inimagináveis, dota-nos, por paradoxal que possa parecer, da liberdade para ser, fazendo uso dos próprios dons, e para realizar seu ser a partir de um continente sólido, como uma terra desejosa de gerar vida, independente do fator negativo ou positivo que pareça agir sobre cada um de nós.
Nesse sentido, a conscientização de dados autobiográficos tanto históricos como pré-históricos pode gerar nova força para vencer barreiras e desafios, construir e gerar existências frutuosas, além de enriquecer e nutrir a alma deste mundo: o que poderia parecer determinismo torna-se fonte de liberdade para ser em plenitude.
Tudo isso Dr. Gabriel nos revela com seu estilo leve, sereno e bem humorado, a gerar em cada participante uma alegre sensação de vivência conquistada, além de um sentimento de fraternidade que se traduziu no festivo e harmonioso coquetel de lançamento de seu livro, “La concepción y el sentido de la existência II” pela San Pablo de Buenos Aires neste ano de 2017.

Nossa gratidão ao Dr. Castellá e a toda equipe da SOBRAL por este precioso momento.
Nosso carinho e gratidão especial à querida Profa. Martha Iglesia por seu acompanhamento sábio e amoroso durante todo o encontro.
E um viva à vida, nosso comum dom maior!

FOTOS

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

TAGS

castella

INSTITUCIONAL
Quem somos
Logoterapia
Viktor Emil Frankl
MIDIA
Artigos
Noticias
Links
Videos
Fotos
EDUCAÇÃO
Cursos
Calendário
Eventos
Bibliografia
CONTATOS
Fale conosco
Newsletter