Logoterapia


LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL

A Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico - prático criado pelo psiquiatra vienense Viktor Emil Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria. De acordo com Allport, "trata-se do movimento psicológico mais importante de nossos dias". A Análise Existencial de Viktor Emil Frankl é uma linha existencial-humanística que busca, a partir de sua antropologia, ser abarcativa em sua visão de homem em todas as suas dimensões.

A Logoterapia e Análise Existencial é conhecida como a Terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana a Primeira e a Psicologia Individual de Adler a Segunda.

O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido". Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido" (Frankl).

"Para a Logoterapia e Análise Existencial, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano"... "A Logoterapia é considerada e desenhada como terapia centrada no sentido. Vê o homem como um ser orientado para o sentido". (Frankl).

O homem sempre procurou dar um sentido à sua vida e aprofundar-se em sua existência. A frustração dessa necessidade é um sintoma do nosso tempo. O sofrimento e a falta de sentido configuram o vazio existencial que muitos experimentam. Para esse mal, Frankl foi desenvolvendo durante décadas a Logoterapia e Análise Existencial.

Frankl não pretendeu "suplantar a Psicoterapia vigente, mas complementá-la e completar também o conceito de ser humano - mais indispensável às ciências do homem do que o método e técnicas corretas". A Logoterapia e Análise Existencial busca restituir a imagem do homem superando reducionismos, através de sua visão bio-psico-espiritual.

A Logoterapia e Análise Existencial do Dr. Frankl vem com a proposta de uma escola psicoterápica que pretende superar o reducionismo e condicionamentos, contribuindo com uma visão do ser humano mais completa, de um ser livre e responsável, que constrói a sua história, que se posiciona diante dos condicionamentos biológicos, psicológicos e sociológicos. Traz uma teoria mais otimista e humanizadora.

Faz uma proposta que não se limita à Psicologia, mas abrange todas as áreas da atividade humana e busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa, sua liberdade para além das circunstâncias, sua responsabilidade perante algo ou alguém e a autotranscendência como ser dirigido para além de si, aberto para encontrar sentido em qualquer situação e realizar valores.

LOGOTERAPIA E ANÁLISE EXISTENCIAL NO BRASIL 


Inicio

No ano de 1983, profissionais representantes do Serviço Interconfessional de Aconselhamento (SICA) de Porto Alegre, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Faculdade de Teologia de São Leopoldo (FTSL) e do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos do Brasil (CPPC) com sede em São Paulo, iniciaram o movimento em prol da implantação da Logoterapia no Brasil. Em Abril de 1984, realizou-se o I Encontro Latino-Americano Humanístico Existencial: LOGOTERAPIA, na PUC do Rio Grande do Sul, presidido pelo DR. VIKTOR EMIL FRANKL. Este evento foi sem dúvida o início do entrelaçamento de pessoas e países e um marco para o desenvolvimento da Logoterapia no Brasil e América Latina. Durante este encontro, no dia 30 de Abril de 1984 fundou-se a Sociedade Brasileira de Logoterapia ( SOBRAL ), sendo indicado para presidente de honra o Dr. Halley Alves Bessa (MG), - presidente do Conselho Federal de Psicologia na ocasião, ficando sua primeira sede na cidade de Porto Alegre.

Antes, porém, alguns profissionais espalhados pelo Brasil, já haviam tido contato com esta teoria através de algumas publicações ou de professores europeus.

Nas gestões seguintes a Sobral esteve sediada nas seguintes cidades: 1986/1987 - Brasília (DF); 1988/1989 - Belo Horizonte (MG); 1990/1991 e 1991/1992 - São José dos Campos (SP) e 1993 até atualmente - São Paulo (SP).

Momento atual

Atualmente existem grupos de pessoas filiadas a SOBRAL em diversas regiões do Brasil desenvolvendo trabalhos nas áreas: acadêmicas, saúde, educação, desenvolvimento humano e empresas com base e ênfase na Antropologia Frankliana. A Formação da SOBRAL proporcionou o surgimento de trabalhos como os abaixo indicados, entre outros.

- Instituto Logos de Bauru - São Paulo
- Colégio Viktor Frankl de Ribeirão Preto - SP
- Colégio Nossa Senhora das Graças - Jacareí - São Paulo
- Clínica ATO - Cruzeiro - São Paulo
- Hospital São Francisco de Assis - Jacareí - São Paulo

A SOBRAL é pioneira no Brasil no desenvolvimento dos cursos de Formação de Especialização em Análise Existencial e Logoterapiana área Clínica e com ênfase em Educação.
A Formação da SOBRAL é itinerante e já foi levada para cidades como: Salvador, Rondonópolis, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outros.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pela sede estão:

- Formação e promoção de cursos; orientação de grupos de estudos;
- Assessoria a escolas e empresas;
- Divulgação da Logoterapia e Análise Existencial em Universidades (palestras/workshop/aulas em graduação e em pós-graduações/ orientação de monografia/ dissertações);
- Parceria com editoras no lançamento de livros com base e ênfase na Antropologia Frankliana bem como na tradução e revisão dos livros de Viktor Frankl para o Português.

Há grupos de trabalhos compostos por profissionais e pesquisadores que desenvolvem de forma autônoma trabalhos de divulgação e estudos da Logoterapia em todo o Brasil como:

- Campina Grande - Paraíba - Instituto de Logoterapia junto à Universidade Estadual.
- Curitiba - ALVEF
- Porto Alegre RS - Centro Viktor Frankl
- Bauru - SP - Instituto Logos Educação e Vida
- Ribeirão Preto - ICVFRP
- Curitiba - INBB
- Recife - Apelo
- Maranhão - Instituto GEIST
- dentre outros (não temos conhecimento atualizado de todas as iniciativas)


TAGS

Logoterapia Analise Existencial Viktor Emil Frankl

INSTITUCIONAL
Quem somos
Logoterapia
Viktor Emil Frankl
MIDIA
Artigos
Noticias
Links
Videos
Fotos
EDUCAÇÃO
Cursos
Calendário
Eventos
Bibliografia
CONTATOS
Fale conosco
Newsletter